relatorio
CURSO TECNÓLOGO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA
DISCIPLINA: Materiais e Ensaios Mecânicos
PROFESSOR (A): Cheng Te Hung / PriscilaPraxedes Aluno: Caleu P.A Menezes/ Gilson Santos / Fernando Moro
Tarefa de Laboratório: ENSAIO DE DUREZA
INTRODUÇÃO Na ciência dos materiais, dureza é considerada a característica e a propriedade de um material sólido, que se expressa pela sua resistência e sua deformação. Um dos métodos de avaliar a dureza de um material, é analisar a capacidade de um material penetrar em outro. Hoje o processo mais utilizado para analisar a dureza de um material é o Ensaio Rockwell, em razão de sua facilidade, agilidade, e isenção a erros humanos.
OBJETIVO O ensaio de dureza Rockwell tem como objetivo medir a resistência de uma material quando pressionado por outro material ou por um marcador padronizado. Esse ensaio e muito importante, para evitar futuros imprevistos que possam ocorrer no processo de fabricação. Os valores adquiridos no ensaio são relativos, porque, depende da técnica a ser usado e do material a ser aplicado. Os ensaios de dureza são muito utilizado nas industrias, devido seu custo, de não precisar de mão de obra qualificada, e de não deformar a peça e grande proporção.
PESQUISA TEORICA
Os ensaios de dureza Rockwell são os mais utilizados, devido sua simplicidade e seu custo beneficio. No ensaio Rockwell a possibilidade de fazer varias combinações de carga e com diversos penetradores, assim permite ensaio e metais duro e macios. A dureza é estabelecida através da profundidade da penetração da pré-carga e em seguida pela carga principal. A pré-carga garante melhor precisão no ensaio de dureza. Os penetradores consistem em bolas de aço esféricas com diâmetro de 1.588, 3.175, 6.350, 12.70 mm e um penetrador cônico de diamante usado para materiais duros.
Existem dois tipos de ensaio: O Rockwell superficial e o Rockwell padrão. O primeiro consiste em obter a dureza da superfície através da