Relatorio
Utilizou-se uma proveta, retirou-se uma alíquota de 50 mL de H2O e foi transferido para um erlenmeyer de 250 mL.
Foi adicionado ao mesmo, 2 mL de KOH a 10% e uma pitada do indicador murexida, que o próprio é especifico para o cálcio, mesmo com presença de magnésio.
Homogeneizou-se bem com uma solução 0,01 M de EDTA, até ocorre à mudança de cor do indicador. E anotou-se os resultados. * Parte B – Determinação de Ca2+ e Mg2+ em uma amostra de água
Transferiu-se uma alíquota de 50 mL da amostra de H2O para um erlenmeyer de 250 mL e logo após adicionou-se 3 mL da solução tampão até ph 10 ( Nh4Cl/NH3). Adicionou-se ao mesmo o indicador negro eriocromo T que possibilita a determinação simultânea dos íons Ca2+ e Mg+2. Continuou-se o procedimento e acrescentou-se gota a gota 0,01 M de EDTA, homogeneizando até ocorre à mudança de cor do indicador. E anotou-se os resultados. * Parte C – Abrandamento da amostra de água Adicionou-se 100 mL de água em um erlenmeyer de 250 mL. Ao mesmo, acrescentou-se 8 g de resina catiônica e agitou-se por 10 minutos. Retirou-se a água do erlenmeyer e o mesmo repetiu-se com o procedimento da parte B e determinou-se a dureza total. Após comparou-se e anotou-se os resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO * Parte A – Determinação de Ca2+ em uma amostra de água
Retirou-se uma alíquota de 50 mL de água, e transferiu-se para um erlenmeyer de 250 mL.
Adicionou-se 2 mL de KOH e uma pitada do indicador murexida, para um erlenmeyer de 250 mL com 50 mL de água, observou-se que quando colocou o indicador ocorreu uma mudança de cor para rosa.
Logo após, adicionou-se gota a gota 12 mL de EDTA 0,01 M até ocorrer a mudança de cor rosa para lilás. Volume Inicial do EDTA | Volume Final do IDTA | 50 mL | 38 mL | A variação do Volume será igual ΔVEDTA = Vf – Vi | ΔVEDTA = 50 mL – 38 mLΔVEDTA = 12 mL de EDTA |
* Parte B – Determinação de Ca2+ e Mg2+ em uma