Relatorio
Relatório de Química Experimental I
Processos Físicos e Processos Químicos
André Luiz Fabro de Melo
RGA: 20120641113
Jean Martins Sobral
RGA: 201206411869
Marcos Antonio Freire Sobrinho RGA: 201206411178
Vinícius Bertoco Pianta
RGA: 201206411664
Curso: Bacharelado e Licenciatura
Química – 1º Semestre
Dourados – MS
Março - 2012
Introdução
A fita de magnésio do experimento 1, tem uma relação química com a máquina fotográfica, com isso a combustão do metal magnésio é uma reação muito exoenergética. Por isso esta reação foi usada antigamente nos flashs das máquinas fotográficas, incluem pirotecnia e bombas incendiárias.
Processos físicos não alteram a identidade das substâncias. As mudanças de estado são exemplos deste tipo de transformações. O ferro fundido, por exemplo, ainda é ferro. A água gelada, o gelo, é água, mas no estado sólido. Um pedaço de fio de cobre pode ser dobrado e não se transforma em outra substância, podendo até ser finamente dividido em grânulos de pó.
Processos químicos são mais significativos ou fundamentais do que as transformações físicas. Nestas transformações, substâncias são destruídas e outras, novas, são formadas. A exposição de um prego de ferro ao ar livre e à chuva causa uma transformação química, porque o ferro é combinado quimicamente ao oxigênio e à água da atmosfera. Se esta exposição for longa, este desaparece e em seu lugar é encontrada uma nova substância. (Ref.1)
Objetivo
Reconhecer a diferença entre fenômenos físicos e fenômenos químicos por meio do tipo de transformação observada.
Procedimento experimental
O primeiro experimento foi realizado dentro de uma capela, onde nessa acendeu-se uma vela servindo como reagente do processo. Em