relatorio
PROJETO DE RESFRIAMENTO DE UM PROCESSADOR
Paulo Afonso – BA
2012
JOCIARA RODRIGUES OLIVEIRA
PROJETO DE RESFRIAMENTO DE UM PROCESSADOR
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, como requisito parcial para avaliação da disciplina Manutenção de Redes, do curso Técnico em Informática, sob orientação do prof. Antonio Henrique P. Souza.
Paulo Afonso – BA
2012
OBJETIVO
A proposta do projeto é obter o resfriamento do processador do computador utilizando qualquer material. A pastilha Peltier foi escolhida por transformar energia elétrica em energia térmica, havendo portanto, um diferencial de temperatura, ou seja, quanto mais frio o lado quente mais gelado ainda será o lado frio.
OBJETIVO ESPECÍFICO
A posição dos coolers dos dissipadores será invertida para que ao invés de soprar ar no gabinete ele puxe o ar.
O Peltier será posicionado entre os dissipadores, o lado quente da pastilha será direcionado para fora do gabinete e o lado frio para o interior, podendo então o dissipador do lado quente soprar o ar para fora do gabinete reduzindo a temperatura do lado quente do Peltier e assim resfriar ainda mais o lado frio, uma vez ocorrido esse diferencial de temperatura o segundo dissipador fixado no lado frio da pastilha irá soprar o ar para o interior do gabinete resfriando-o.
METODOLOGIA
Os objetos utilizados nesse projeto são:
- 01 pastilha Peltier (indispensável para a variação de temperatura);
- 02 dissipadores;
- cabo ps2 para conectar a fonte do computador;
- pasta térmica (para auxiliar na transferência de temperatura entre a pastilha e os dissipadores);
JUSTIFICATIVA
O resfriamento do processador é fundamental para que não haja superaquecimento no gabinete, evitando a deterioração dos componentes e