Relatorio
Este movimento rejeita o moralismo e o passado. Defende a destruição de museus e cidades antigas. É um movimento agressivo e extravagante.
Após a Primeira Guerra, este movimento teve uma decadência, influenciando o seu espírito no Dadaísmo.
O Futurismo pretende transmitir nas suas obras, o ritmo e o espírito prático da sociedade. Para isto, os artistas, recorriam assim á repetição dos traços das figuras. Se quisessem mostrar vários acontecimentos ao mesmo tempo, adaptavam técnicas de Cubismo.
Características do Futurismo:
- Desvalorização da tradição e do moralismo; - Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico; - Propaganda como principal forma de comunicação; - Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias; - Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade; - Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;
Existem vários artistas deste movimento, tais como Umberto Boccioni (1882-1916), um pintor e escultor desta época, muito marcante neste movimento artístico.
Na escultura, os futuristas fazem trabalhos experimentais com vidro e papel, demonstrando o movimento e a força.
As principais manifestações ocorrem na poesia italiana. Sempre a serviço de causas políticas, a primeira