relatorio
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Estudante : .Caio Cesar Vicente Maia
Matrícula:. 11318252
Grupo: Caio Maia
Giovana Mayra
MEDIDAS FÍSICAS
João Pessoa agosto de 2013.
1. OBJETIVO
Efetuar as medidas dos lados de uma cerâmica, utilizando uma régua um e paquímetro e usando um transferidor os ângulos, realizando cada medida 5 vezes, encontrar um valor médio para cada lado, determinar os desvios e calcular a média de cada desvio, fazendo a observação se a cerâmica pode ser considerada como quadrada.
Efetuar as medidas de altura e diâmetro de um cilindro com o paquímetro, da massa com uma balança e do volume com auxílio da proveta com água, realizando cada medida cinco vezes, encontrar um valor médio, determinar os desvios, calcular a média de cada desvio, e descobrir o material de fabricação do cilindro a partir da densidade.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um dos princípios básicos da física é que não se consegue medir uma grandeza física com precisão absoluta, ou seja, “qualquer medição, por mais bem feita que seja, é sempre aproximada”.
As medidas sempre envolvem incertezas. E a incerteza corresponde a um erro da medida, sendo calculado como o módulo da diferença entre o valor adotado (valor médio) e o valor medido. O desvio médio será dado pela média aritmética dos desvios encontrados. Por fim, o valor mais provável para cada medida será dado pelo valor médio +/- o desvio médio.
A partir dessas medidas e erros, no primeiro problema iremos identificar até que ponto uma cerâmica é quadrada sendo necessário identificar as propriedades que determinam completamente um quadrado, para isso duas condições devem ser satisfeitas: (i) os lados devem ser iguais e
(ii) os ângulos entre os lados serem iguais a 90°
O segundo problema iremos identificar a densidade de um cilindro. Usando a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos. Sendo o volume obtido tanto pela