relatorio
O sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), também conhecido por vitriolo azul, é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado.
É geralmente utilizando para demonstrações de reações exotérmicas, na hidratação mineral. A forma pentahidratada, que é azul, é aquecida, transformando-se em anidro que é cinzento, enquanto a água que estava presente no pentahidratado evapora. Quando a água é adicionada ao anidro, este retorna a forma pentahidratada, recuperando a coloração azul, conhecido como azul cúprico.
Muitas análises químicas utilizam sulfato de cobre. É usado na solução de Fehling e na solução de Benedict para análise de açucares redutora, os quais reduzem o sulfato de cobre (I) (azul) para o insolúvel óxido de cobre (I) (vermelho). Sulfato de cobre (I) é também utilizado no reagente de biureto para analise de proteínas.
Sulfato de cobre é utilizado para estes testes para a detecção de anemia. O teste é realizado jogando-se um pouco de sangue numa solução de sulfato de cobre com densidade conhecida, o sangue contendo hemoglobina suficiente afunda rapidamente por sua densidade, enquanto o sangue que não contém hemoglobina suficiente flutua ou afunda vagarosamente. Em um teste de chama, os íons de cobre emitem uma chama azul-esverdeada forte, muito mais azul do que o teste de chama de bário.
Por analise gravimétrica pode-se determinar o percentual teórico de água contido na amostra, podendo através desses cálculos obtermos o rendimento.
OBJETIVO
Obtenção de substância anidra e determinação da porcentagem de água; obtenção da formula molecular de uma substância hidratada.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Reagentes, vidrarias e equipamentos:
Espátula; Bastão de vidro;
Capsula de porcelana; Tripé;
Tela de amianto; Pinça metálica;
Bico de bunsen;