Relatorio
1. Com base no livro: História da Saúde Pública no Brasil, de Claudio Bertolli Filho, responda: • Quais foram os problemas evidenciados ao longo da abordagem do autor em relação ao sistema de saúde do Brasil que suscitaram a necessidade de reformulação do sistema de saúde vigente? Sistematize suas reflexões.
R: Na abordagem feita por Bertolli era evidente que nos anos anteriores havia um enorme descaso com a saúde pública, e foi devido aos baixos investimentos na área da saúde pelo governo e pela proliferação de epidemias ditas evitáveis resultado das falhas no saneamento e da ineficácia da educação sanitária, portanto, o surto de doenças que foram desencadearam-se justamente devido às péssimas condições que a saúde do Brasil se encontrava, os movimentos organizados pela população e profissionais da saúde deram inicio a introdução do novo sistema de saúde do país.
2. Faça suas reflexões a respeito das seguintes questões: • Como estava estruturada a rede de assistência à saúde antes do SUS e quem tinha acesso a essa rede?
R: Estava estruturada em péssimas condições, pois a população tinha dificuldades de encontrar atendimento médico, os hospitais estavam em precários estados de funcionamento e a falta de sistemas de saneamento básico preocupava constantemente a população mais pobre, pois eram elas que tinham acesso a esses sistemas.
• Quem financia a saúde?
R: No período Colonial quem financiava era o conselho Ultramarino, no período Imperial a Corte Portuguesa, no período Republicano as Oligarquias, na Era Vargas e nos anos 80 e 90 o próprio governo.
• Do ponto de vista de acesso, o que mudou com a consolidação do SUS?
R: Antes da consolidação do SUS, o órgão responsável pela saúde do país era o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), responsável pelos serviços de assistência médica, aposentaria e pensões destinadas às famílias