Relatorio
Conforme o Conselho Federal de Farmácia: “manipulação é o conjunto de operações farmacotécnicas com o objetivo de elaborar produtos e fracionar especialidades farmacêuticas”.
A farmácia de manipulação ou farmácia magistral é um estabelecimento de saúde onde os medicamentos são preparados de forma individualizados para cada usuário conforme sua necessidade e prescrito sua formulação por médicos, dentistas e nutricionistas.
A ideia de manipulação vem de tempos atrás, bem como suas técnicas básicas, mais hoje além deste conhecimento abrange-se neste ambiente moderno aparelho de aferição, bem como os princípios medicamentosos e veículos aperfeiçoados pelas indústrias químicas. Como isto e possível atingir-se um medicamento de excelente qualidade, e com uma maior precisão na dosagem. O motivo para utilização dos medicamentos manipulados deve-se a uma serie de vantagens como: * Formulações individualizadas, para atender necessidades especiais de cada usuário; * O preparo de formulações com componentes ativos não comercializados pela indústria farmacêutica; * A possibilidade de associar medicamentos; * Facilidade na posologia mediante as doses individualizadas;
Para se manter a estabilidade do fármaco em uma formulação e sua eficácia durante seu tempo de uso, os princípios físico, químicos, microbiológico e tecnológico farmacêutico deveram ser aplicados. Os componentes das formulações devem ser compatíveis entre eles, desde principio ativo, como adjuvantes e materiais para embalagem. O medicamento deve oferecer administração eficiente e possuir características atrativas de sabor, cor, odor e textura, que aumentem a aceitação pelo paciente e embalado e rotulado de acordo com as exigências legais.
O farmacêutico é o profissional preparado para exercer a responsabilidade técnica sobre a produção, conservação, distribuição e comercialização dos medicamentos de uma forma geral. O farmacêutico também presta assistência aos usuários, sobre o