relatorio d quimica
Turma: T2B Professora: Maria
Data: 06 / 05 / 2009
Aluno: Jose Bonifacio Junqueira
INTRODUÇÃO
Em uma dada reação química, as substâncias envolvidas reagem entre si e formam produtos seguindo uma proporção fixa. Uma equação química balanceada mostra essa proporção existente entre reagentes e produtos, onde os coeficientes numéricos expressos na equação balanceada mostram a proporção em mols das substâncias envolvidas. Conhecendo-se as massas molares das substâncias é possível estabelecer uma relação entre as massas das substâncias que reagem e são formadas.
Essa relação tem a Lei da Conservação das Massas como um dos princípios orientadores. Sabe-se que, de modo geral, em uma reação química, os átomos, as massas e as cargas se conservam.
A estequiometria (estequio = elemento; metria = medida) trata, portanto, das relações de massa entre as espécies químicas de uma reação. A determinação da estequiometria de uma reação pode ser feita a partir da observação de massa de precipitados formados, volume de gases liberados, cor de uma solução, dentre outros métodos, sabendo-se que, caso acabe algum dos reagentes, a reação e cessada.
OBJETIVO Determinar a relação estequiométrica da reação entre o Pb(NO3)2 (nitrato de chumbo II) e o KI (iodeto de potássio). Observa-se que essa reação se dá com a formação de um precipitado amarelo e a medida da altura do precipitado formado será diretamente proporcional à sua massa, o que nos dá a estequiometria da reação.
PROCEDIMENTOS
Procedimento 1
1) Colocou-se em uma estante de tudo de ensaio 6 tubos de fundo chato.
2) Adicionou-se a cada um deles, sucessivamente, 3,0 mL de solução de Pb(NO3)2 0,5 mol/L, medidos com pipeta graduada de 10 mL.
3) Aos mesmos tubos, foram adicionados, nas seguintes ordens 1,5; 3,0; 4,0; 6,0; 9,0 e 12 mL de solução de KI 0,5 mol/L, medidos com pipeta graduada de 10 mL.
4) Os tubos foram agitados com um bastão de vidro e