relatorio - velocidade media
No decorrer dos experimentos vai se mostrar que a velocidade média em movimento retilíneo uniforme tem velocidade constante por causa de diversos fatores.
A seguir, pode-se acompanhar e entender nitidamente esses conceitos através do experimento do carro retro propulsor.
MOVIMENTO UNIFORME
VELOCIDADE MÉDIA
OBJETIVOS
O objetivo principal desse trabalho é mostrar a variação da velocidade média em movimento retilíneo uniforme de um objeto em várias distâncias, e consequente em um determinado intervalo de tempo. Mesmo sabendo que o resultado pode ter margens de erro, pelo menos pode-se ter uma noção real do objetivo proposto.
RELAÇÃO DE MATERIAIS
- 01 Trena;
- 01 Cronometro Digital;
- 01 Carro retro propulsor.
RESUMO TEÓRICO
Em física, podemos descrever o movimento de um objeto descrevendo o movimento de um único ponto do objeto que é chamado de partícula. Em cinemática, qualquer objeto pode ser considerado uma partícula, desde que não se importa com seu tamanho, forma ou movimento interno.
A velocidade média em movimento retilíneo uniforme de uma partícula é a distância total percorrida pela partícula dividida pelo tempo total entre o início e o final. O cálculo da velocidade média será mostrado no “resultados e análise”.
O procedimento do terceiro experimento vai ser calcular a velocidade média de um carro retro propulsor com as distâncias de 50 centímetros, 100 centímetros, 150 centímetros. Com este experimento pode-se ter uma noção da velocidade média em movimento retilíneo uniforme de uma partícula.
MÉTODOS
Procedimentos: velocidade média do carro retro propulsor
Foram feitas cinco medidas para cada distância, medidos com cronometro digital, e em seguida foram calculados a velocidade média de cada uma delas.
Distância dadas para o movimento uniforme do carro foram:
- r1 = 50 centímetros;
- r2 = 100 centímetros;
- r3 = 150 centímetros.
RESULTADOS E ANÁLISE