Relatorio velocidade media x velocidade instantanea
Calcular a velocidade média e instantânea e verificar a relação existente entre elas.
2. Material Utilizado
Cronômetro com 2 sensores ópticos;
Trilho de ar;
Planador;
Suporte para elevar uma das extremidades.
3. Esquema Experimental
4. Procedimentos Experimentais
Primeiramente inclina-se o trilho de ar, em seguida conecta-se junto ao trilho um planador com um pino em sua parte superior. Depois disso, alinha-se o planador no ponto em que é exatamente percebido pelo sensor óptico, fato este para diminuir os erros na cronometragem do tempo.
Prepara-se o cronômetro na posição PULSE, assim a medição do tempo será realizada dentro do intervalo em que os sensores reconhecem a presença do planador. Depois disso é necessário que se aperte o botão RESET para excluir alguma medição possível no mostrador.
Logo, prepara-se as distâncias em que o planador percorrerá, que é de 100cm variando de cinco em cinco centímetros até a ultima medição na distância de 5cm. Deve-se repetir a medição três vezes para cada distância e deve ser escolhida a média dos valores obtidos como valor do percurso (isto também para diminuir o erro). Vale lembrar, que é necessário apertar o botão RESET a cada medição feita pelo cronômetro para descartar o valor anterior e não ser somado quando for feita a nova cronometragem.
Anota-se os valores de cada medida a fim de realizar cálculos posteriores e tomarmos as devidas conclusões.
5. Coleta e Tratamento de Dados
As medidas feitas no laboratório foram anotadas e a partir dela foram calculadas as velocidades médias em cada comprimento, a média do tempo, o desvio e o desvio da média. As equações utilizadas para cada cálculo um estão representadas abaixo:
Tempo Médio:
Desvio de medida :
Desvio médio:
Velocidade média :
Velocidade instantânea:
Para cada deslocamento foram calculadas as medidas representadas acima, elas foram tabeladas para facilitar a exposição dos resultados encontrados.
Deslocamento de 130