relatorio técnica dietéica fator de cocção

1068 palavras 5 páginas
Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – UNINOVAFAPI
Curso: Nutrição
Disciplina: Técnica Dietética
Professora: Vânia Vasconcelos

FATOR DE CORREÇÃO E FATOR DE CONVERSÃO (COCÇÃO)

Componentes: Maria do Rosário,
Táfnis Andressa,
Ana Kelena,
Antônio Duarte.

Teresina 02| 09|2013
INTRODUÇÃO

No início da história, até os dias atuais ,a alimentação demarcou etapas importantes no processo de evolução do homem. Para acompanhamento do desperdício de alimentos usa-se o Fator de Correção (FC),ou Indicador de Parte Comestível, que serve para definir a quantidade de alimento a ser comprada, já considerando o que será perdido durante todo o processo de preparação .É utilizado o Fator de cocção ,para definir o rendimento nas preparações. A obtenção desse indicador não restringe apenas ao cálculo do valor das perdas por retirada de casca, sementes, talos e sujidades. O conhecimento da forma de consumo e da parte comestível do alimento permite que a avaliação do valor nutritivo da dieta e| ou cardápios não fiquem sub ou superestimado. Podendo acarretar conseqüências por estimativas incorretas.

O conhecimento das medidas caseiras ou padronizadas e suas equivalências facilita o desenvolvimento das receitas culinárias. Para facilitar a elaboração das preparações e garantir a qualidade e a quantidade constantes é importante a redação adequada de receitas e fichas técnicas.
As receitas e as fichas técnicas padronizadas servem como base para o cálculo de custo das preparações facilita o trabalho de compras e o controle de desperdícios e possibilitam um aumento da produtividade.

OBJETIVOS

Verificar os fatores de correção de diferentes alimentos e compara com os valores teóricos; Verificar os fatores de conversão \cocção de diferentes alimentos e definir peso médio de alimentos e Per Capita de preparações.

MATERIAIS

Relacionados