Estudo Comparativo – Laje moldada in loco x laje pré moldada
O trabalho em pauta apresenta um estudo comparativo entre as lajes pré moldadas e as moldadas in loco.
1.1. Lajes moldadas in loco
Lajes moldadas in loco ou maciças são totalmente executadas no local da obra, demandando assim, uma estrutura de madeira (bandeja, forma) para que sirva de base para a ferragem e o concreto.
Os três tipos de laje mais comuns em residências são a simples, a cogumelo e a nervurada. A simples é a mais utilizada nas casas brasileiras. Tem uma superfície plana na parte superior e na inferior e fica apoiada em vigas de contrução. A laje cogumelo ou lisa (FIG. 01), são placas estruturais moldadas “in loco” apoiadas diretamente sobre os pilares, não havendo dessa maneira a existência das vigas de apoio. Sua armadura é basicamente radial, concentrando maiores taxas de armadura próximo as regiões sobre os apoios. A laje nervurada (FIG. 02), é constituida por um conjunto de vigas que se cruzam e são concretadas junto com a laje superior e inferior, permitindo grandes vãos por distribuir melhor as cargas.
Figura 01 – Laje cogumelo ou lisa
Fonte: Lajes de Concreto Armado – USP, 2012.
Figura 02 – Laje nervurada no edifício Ipiranga São Paulo
Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.
Na laje moldada in loco é possível vencer grandes vãos maiores com espessura menor. Além disso, é menos suscetivel a trincas e fissuras. No entanto, a sua preparação em residências é mais demorada. Ela também é mais pesada por m², o que faz com que os pilares e a fundação da residência precisem aguentar carga extra. Como ela exige mais materiais, em geral, o seu custo final é mais alto.
1.2. Lajes pré-moldadas
As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tavelas.As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje. O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças.
As lajes pré-moldadas comuns