Relatorio Tratamento Estat Stico De Dados Experimentais 2
Utilizar o método dos mínimos quadrados, para determinar o valor mais aproximado de uma reta que melhor se ajusta sobre os n pontos experimentais. Medir e verificar os volumes e alturas de água destilada em cada experimento, verificando a dependência funcional entre eles, sendo possível a partir desta relação calcular o valor do diâmetro do tubo cilíndrico, segundo uma série de medidas encontradas.
2. INTRODUÇÃO
Toda medida experimental apresenta um erro, que precisa ser estimado e compreendido. Duas medidas de uma mesma grandeza, feitas nas mesmas condições, não apresentam os mesmos resultados, isto acontece porque existem erros associados à execução da análise, portanto uma única medição não é suficiente para afirmar que o resultado obtido seja o resultado correto. A execução de uma série de medidas é fundamental no exame de um determinado fenômeno físico-químico. Em seguida, os resultados obtidos devem ser organizados, interpretados, criticados e comparados a partir de um tratamento estatístico, verificando-se assim a eficiência do método e os erros que estão envolvidos no processo, sejam eles erros sistemáticos (associados com o instrumento ou técnica de medida) ou aleatórios (produzidos por essas variações desconhecidas da experiência). Este, geralmente, permite a extração de maior número de informações e de conclusões mais realistas sobre o fenômeno estudado.
Em muitas situações do dia-a-dia do laboratório observam-se grandezas físicas que estão relacionadas entre si por alguma lei ou função conhecida, como nessa pratica onde a altura se relaciona com o volume. Assim, deseja-se encontrar quais são os parâmetros dessa função que a aproximam o mais possível dos pontos experimentais. Para isso usa-se o método dos mínimos quadrados, nele escolhe-se o valor que minimiza a soma dos quadrados dos desvios desta medida. O valor mais provável dessa série de medidas é a média aritmética: