relatorio tqe
Bianca Regina Barbosa Nº 07
Tópicos de Química Experiental-TQE Profºs Vilson e Rosalina
31/03/2011
Processos de Separação de Misturas
Experimentos realizados em 24/03/2011
Objetivo: Analisar, identificar e reconhecer processos de separação de misturas sólido-sólido, líquido-líquido, líquido-sólido, através de análises imediatas pequena escala de laboratório escolar.
Introdução: Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância. Para a separação dos componentes de uma mistura. Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura. A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes.
Equipamentos utilizados:
Vidrarias:
Béquer 100 mL, bagueta, funil simples, funil analítico, funil de bromo, condensador reto, erlenmeyer, coluna de fracionamento, balão de destilação, vidro de relógio, pipeta, kitassato.
Aparelhagem diversa:
Funil de Büchner, agitador magnético com aquecimento, suporte universal, estante para tubo de ensaio, tela de amianto, bico de bunsen, tripé de ferro, papel filtro qualitativo, papel filtro quantitativo, pinça tenaz, bomba a vácuo, balança analítica.
Reagentes: Ferro (Fe), Alumínio (Al), Cloreto de Sódio (NaCl), Carbonato de Cálcio (CaCO3), Nitrato de Prata (AgNO3), Ácido Clorídrico (HCl), Amido de Milho, Óleo.
Solventes: Água Destilada (H2O), Propanona ou Dimetilcetona (C3H6O),