Relatorio TMM
Engenharia Civil, 3º Semestre – ENG015GP
Luis Carlos Santos de Jesus¹; Maiara Hamburgo da Silva²
Professora: Luana Sena Nunes Disciplina: Tecnologia e Mecânica dos Materiais
Resumo: O ensaio de tração consiste em se aplicar a um corpo de prova adequadamente preparado, uma carga uniaxial provocando o alongamento da amostra na direção paralela ao eixo de aplicação da carga. O carregamento é aumentado gradativamente (carregamento estático), levando geralmente o material à fratura.
Palavras-chave: Ensaio de Tração – Fratura Cisalhada, Pequena Estricção – Aço SAE1020
1. Introdução
O ensaio de tração não fornece informações para prever o comportamento dos materiais quando sujeitos a carregamentos em condições de serviço, no entanto, ele permite avaliar características de resistência e de ductilidade que podem ser usadas para estabelecer critérios de controle de qualidade que assegurem desempenho padronização dos métodos de ensaio e dos corpos de prova, com relação a tamanho, forma e técnicas para a obtenção das amostras.
A resposta de um determinado material quando submetido ao ensaio de tração é geralmente analisada em termos de uma curva tensão deformação, obtida a partir de medidas da carga aplicada e o correspondente obtenção dessa curva, a "tensão média" (σ) longitudinal no corpo de prova, definida como a relação entre a carga (F) aplicada a cada instante, e a área.
(Ao) da secção transversal inicial do corpo de prova. σ = F / A
A "deformação nominal" (ε) é obtida é obtida através da relação entre o "alongamento" (∆L), do corpo de prova e seu comprimento inicial (Lo). ε = ∆L / Lo = (L - Lo) / Lo
L= Comprimento final
Lo=Comprimento inicial
Representa o alongamento da amostra por unidade de comprimento.
Os resultados obtidos através do ensaio de tração são “plotados” (fornecidos pela própria máquina de ensaio) em um gráfico chamado de tensão x deformação (σ x ε).
Fase elástica: É a fase na qual o material recupera suas