TRABALHOS ACAD~EMICOS
TESTE COM CORPO DE PROVA:
O teste com corpo de prova foi feito no laboratório de TMM, com três corpos de prova, o primeiro formado por concreto puro, o segundo formado com fibras e concreto, e o terceiro formado por concreto e poliéster.
POSIÇÃO E APLICAÇÃO DE FORÇA:
O corpo de prova, em forma de cilindro é colocado sobre a superfície do compressor formando um ângulo de 90º com a superfície, de modo que a carga seja aplicada na direção vertical em uma determinada área.
O corpo de prova que foi usado tinha a forma de cilindro contendo as seguintes dimensões: 10 cm de diâmetro por 20 cm de altura.
A UNIDADE DE MEDIDA DE RESISTÊNCIA FOI DADA EM TONELADA FORÇA, CONHECIDA COMUMENTE COMO MPA,DEPOIS QUE É FEITO A TRANSFORMAÇÃO:
CONCRETO PURO: O concreto puro rachou em um pico de força de 4.16(TONELA FORÇA)= 5,3 MPA, isso quer dizer que ela saiu do estado elástico para o estado plástico, que é o momento onde a maquina começa a regredir a força, isso quer dizer que ela estar acusando que o concreto chegou em sua tensão máxima.
A= D²/ PI*4
Onde A=Área, D= Diâmetro, PI= 3,14
CONCRETO COM FIBRA: O concreto com fibra de rachou em um pico de 1.08(TONELADA FORÇA), tendo uma resistência menor que o primeiro mas ela possui menos fissuras, ou seja no momento que ela rachou ela ficou com menos fissura do que o concreto puro, ou seja a fibra não dar resistências e sim correção as partículas de concreto.
CONCRETO COM FIBRA DE NAILON: O concreto rachou com , com uma resistência de 1.08(TONELADA FORÇA), Tendo uma resistência menor que o primeiro exemplo e igual ao segundo exemplo, porem foi a amostra que apareceu menos fissuras.
CONCLUSÃO: O concreto sem fibra possui uma maior resistência, porem a fibra e a fibra de poliéster que foi utilizada na segunda e terceira amostra, fez uma correção no concreto na hora em que ele rompeu, fazendo com que ele tenha menos fissura na parte interna do corpo de prova dando um ganho de compressibilidade do concreto.