Relatorio tecnico em quimica
I - INTRODUÇÃO
Uma importante classe de titulações são as reações de redução-oxidação ou "redox", onde um agente oxidante e um agente redutor reagem. Uma oxidação é definida como a perda de um elétron para um agente oxidante (que é reduzido) para um maior ou mais alto estado de oxidação positiva, e redução é definida como um ganho de elétrons de um agente redutor (que se oxida) para dar um menor ou mais negativo estado de oxidação.
Reações de óxido-redução, são reações nas quais há uma mudança no estado de oxidação, acompanhada por troca de elétrons entre os reagentes.
Os métodos volumétricos de analise que utilizam reações do tipo oxidação-redução dependem dos potenciais das semi-reações envolvidas no processo. Entretanto a existência de potenciais favoráveis não e a única condição para se ter uma titulação redox adequada, pois as reações envolvidas em tais processos são, frequentemente, lentas.
Alem dos potenciais favoráveis, os agentes oxidantes e redutores devem ser estáveis no solvente utilizado e a substancia a ser determinada deve ser colocada sob um determinado estado de oxidação definido e estável, antes da titulação ser iniciada. Os reagentes apropriados a este fim adicionados em excesso ao meio reagente, devem possuir a propriedade de reduzir ou oxidar convenientemente a amostra, sem interferir no resultado final, da analise, caso contrario, o excesso desta espécie deve ser destruído antes de se iniciar a titulação.
O indicador de uma reação de oxidação-redução ideal é aquele que tenha o potencial de oxidação situado entre o do titulado e do titulante e que exiba uma viragem de cor nítida. Mas existem também reagentes auto-indicadores que é o caso do permanganato de potássio, onde uma gota atribui coloração rosa visível, mesmo na presença de íons levemente corados, este método tem o inconveniente da presença de agente oxidante em excesso no ponto f
2 - SISTEMAS REDOX
Se bem que todas as reações de óxido-redução