Relatório Técnico em quimica
GOIANO
CAMPUS RIO VERDE- GO
CURSO: TÉCNICO EM QUÍMICA
DISCIPLINA: FÍSICO- QUÍMICO
PROF: GERALDO NETO
ACADEMICO: JEFERSON FELISTROVIS
Relatório apresentado a Universidade.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Rio verde no curso técnico em química, o qual será utilizado como parte integrante na avaliação da disciplina de físico-químico.
INTRODUÇÃO
A solubilidade é muito empregada em laboratórios, pois são de extrema importância em alguns métodos de extração de produtos e separação de misturas, por exemplo. Ela depende de alguns fatores como natureza do soluto e solvente e a temperatura. É necessário analisar as estruturas moleculares (tipo de interação) para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes.
Os compostos orgânicos em sua maioria são formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio, assim, a atração entre elétrons das moléculas orgânicas é praticamente a mesma. Essa propriedade nos leva a abordar uma característica dos compostos orgânicos: a polaridade. Todas as ligações dos compostos orgânicos formadas somente por carbono e hidrogênio são apolares, pois os átomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molécula de um composto orgânico houver outro elemento químico, além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade. A interação entre os compostos determina se eles serão miscíveis ou imiscíveis entre si. Usualmente, os solutos que apresentam grupos funcionais capazes de formar ligações de hidrogênio serão mais solúveis em compostos hidrofílicos (polares) do que em hidrofóbicos (apolares).
2 - Objetivos: Determinar a solubilidade de alguns compostos orgânicos. 3 – Materiais e reagentes:
Reagentes: Água, acetona, ácido acético, etanol, éter etílico, hexano, tolueno, solução de ácido clorídrico