relatorio softstarter
Objetivo
Desenvolver um sistema que proporcione proteção no acionamento de motores de indução monofásicos.
Funcionamento básico Por meio do aplicativo Android, o usuário determina o tempo de acionamento ou freio do motor. Esse tempo é compreendido de 5 a 50 segundos. Ele também possui um botão de emergência que pode ser acionando a qualquer momento, desligando o motor. O microcontrolador através de um PWM faz uma rampa de tensão de subida ou descida, e sincroniza o sistema com a rede de alimentação. Juntamente com esse sistema, foi implementada uma proteção de sobre corrente. Essa proteção desabilita o sistema sempre que a corrente no motor for igual ou superior a 200% de sua corrente nominal (Corrente nominal=~400mA). Para habilitar um melhor funcionamento do motor foi adicionado um relé de by-pass, o qual é ativado quando a rampa atinge 80%, dando potência máxima ao motor.
Descrição das etapas
Aplicativo:
Função: Enviar o dado do tempo de subida ou descida da rampa ao microcontrolador.
Circuito de controle
Microcontrolador PIC16F690
Recebe os dados via Bluetooth
Utilizando timer1 é feita a determinação do tempo da subida, aplicada no PWM
Com o ciclo de trabalho do PWM é selecionado o ângulo de disparo no tiristor que alimenta o motor, controlando as rampas de subida e descida
Sincronização com a rede O circuito básico detector de zero envia os zeros da rede ao micro controlador e por meio dessa informação sincroniza a ativação do PWM.
Circuito de potência
É constituído por um tiristor que realiza o acionamento do motor conforme os pulsos recebidos do microcontrolador. Em série com o motor está um resistor de amostragem, para controle da corrente no mesmo.
Proteção de sobrecorrente
A proteção de sobrecorrente é utilizada para proteger o motor, no caso da corrente que circula sobre ele for muito alta. A corrente nominal do motor é a base para definir quando a proteção vai ser acionada, já que quando atingir