Relatorio sobre cirurgia bariatrica
A palestra abordou o tema, trazendo uma analise do ponto de vista do cirurgiao, e a necessidade de um acompanhamento psicologico e nutricional, antes durante e apos a cirurgia em si.
A cirurgia bariátrica é realizada para reduzir o tamanho do estômago. A prática da cirurgia bariátrica é aconselhada para pacientes que possuam IMC igual ou superior a 40 (obesidade mórbida). Entretanto, para a realização do ato cirúrgico, o paciente preciso do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, como de um cirurgião habilitado, um nutricionista, um psiquiatra ou psicólogo, um endocrinologista, entre outros. Para se chegar ao ato cirúrgico é necessário um acompanhamento de pelo menos dois anos com o endocrinologista. Ao decidir em fazer a cirurgia bariátrica é entender que será necessaria uma mudança no estilo de vida, pois terá que ter acompanhamento médico e tomar medicamentos pelo resto da vida.
O nutricionista tem papel importantíssimo no sucesso de um paciente que tem o perfil necessário para a cirurgia bariátrica, pois o direcionamento nutricional tem grande importância na adequação alimentar com a intenção de trazer qualidade aos alimentos ingeridos por este paciente, pode ajudar tanto num emagrecimento inicial anterior a cirurgia, na utilização de nutrientes que previnem deficiência alimentar quanto no pós operatório, fazendo um acompanhamento da alimentação especifica para uma recuperação satisfatória. O acompanhamento nutricional, trás a idéia principal no sentido de ”alimentar-se“ deixando o conceito de “comer” de lado, introduzindo ao poucos os alimentos, visando uma alimentação voltada a qualidade e pouca quantidade. A dieta pastosa é indicada por mais 15 até 30 dias. É importante que a mastigação seja lenta e cuidadosa, que os líquidos sejam ofertados longe dos horários das refeições e que sejam escolhidos alimentos nutritivos, ricos em cálcio, proteínas, ferro, ácido fólico e vitaminas. Erros