Cirurgia bariatrica
2 TEMA:
Terapia Nutricional
2.1 Delimitação do Tema:
Terapia Nutricional no Pós-Operatório de Cirurgia Bariátrica.
3 OBJETIVO GERAL:
Demonstrar a importância da Terapia Nutricional no pós-operatório em indivíduos que submeteram-se a Cirurgia Bariátrica.
3.1 Objetivo Específico:
Demonstrar a importância da terapia nutricional no pré-operatório de cirurgia bariátrica;
Apontar a eficácia da terapia nutricional oral, enteral e parenteral no pós-operatório de cirurgia bariátrica;
Exemplificar e demonstrar como a terapia de reeducação alimentar auxilia na perda e manutenção de peso sem que desenvolvam deficiências nutricionais após a cirurgia.
4 INTRODUÇÃO:
A obesidade alcançou proporções epidêmicas globais com mais de um bilhão de adultos com excesso de peso.Trata-se do principal componente de incidência de doença crônica e da incapacidade.
Convivendo freqüentemente com a subnutrição nos países em desenvolvimento, a obesidade é uma patologia complexa que apresenta graves dimensões sociais e psicológicas, e afeta praticamente todas as faixas etárias e grupos socioeconômicos.
Isso se deve ao fato da população mundial ter aumentado o consumo de alimentos com elevada densidade energética, mas pobres em nutrientes, com altos teores de açúcar e gorduras saturadas. É resultado também da redução nas atividades físicas.
A obesidade e o excesso de peso representam risco substancial para doenças crônicas severas, como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e certos tipos de câncer.
A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo e é atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública. Sua prevalência vem crescendo acentuadamente nas últimas décadas e os custos com suas complicações atingem cifras de bilhões de dólares. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCB), já existem mais de um milhão de obesos