cirurgia bariátrica
Hoje está estabelecido que o tratamento cirúrgico está indicado em pacientes definidos com obesidade moderada que tenham co-morbidades como apnéia do sono, hipertensão, diabetes mellito, dislipidemia, artropatias ou pessoas muito acima do peso, os chamados obesos mórbidos. Esse tipo de cirurgia está indicado, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) para pacientes com IMC acima de 35 Kg/m².
Três tipos de cirurgia bariátrica: - Y de Roux:
A cirurgia bariátrica (gastroplastia) mais realizada no Brasil e no mundo atualmente é o Bypass Gástrico em Y de Roux ou Cirurgia de Fobi-Capella. É uma cirurgia que reduz o tamanho do estômago dividindo-o em dois. A parte maior é separada e não recebe mais alimentos. A parte menor, que tem cerca de 30 ml é ligada diretamente a uma parte do intestino. Como o trajeto do alimento é reduzido, sua absorção também diminui. Como a parte do estômago que recebe o alimento fica bem menor, o paciente tem a sensação de saciedade mais cedo.
É uma das técnicas que apresenta melhor efetividade, porque a perda de peso é controlada podendo chegar a 40% do peso inicial . Nos 30 dias seguintes da cirurgia bariátrica, o paciente deve só se alimentar com líquidos . Só depois que os alimentos sólidos são introduzidos à dieta, sempre com orientação do cirurgião bariátrico e de um nutricionista.
- Redução de estômago:
A redução de estomago é uma cirurgia mista, na qual há a redução do tamanho estomago e também um desvio do trânsito intestinal, havendo desta forma, além da redução da ingestão, diminuição da absorção dos alimentos.
- Banda Gástrica: A Banda Gástrica Ajustável é um tipo de intervenção da cirurgia bariatrica, a banda gástrica é uma prótese de silicone que tem um balão insuflável, por dentro, parecido com um manguito do aparelho de medir pressão arterial.
Curiosidades:
Na maioria dos casos, com a cirurgia bariátrica, além de perder grande quantidade de peso, o paciente tem os benefícios da