Relatorio Setor de Urina
Urinálise
CURSO Biomedicina PERÌODO 9°
Trabalho apresentado ao Curso de Biomedicina do Centro Universitário Hermínio Ometto, como parte da integrante da Disciplina de estágio de Análises e Clínicas no setor de Urinálise.
Supervisora de Estágio: Natali / Laís. Coordenador (a): Célia Figueiredo de Oliveira/ Fernando Russo Costa Bonfim
ARARAS/SP
MARÇO/2015
Introdução
Urinálise compreende as análises física, química e microscópica da urina, com o objetivo de detectar doença renal, do trato urinário ou sistêmico, que se manifesta através do sistema urinário. É um teste laboratorial amplamente utilizado na prática clínica, constituindo um dos indicadores mais importantes de saúde e doença.
A urina é o mecanismo mais importante que o organismo dispõe para eliminar as escórias não voláteis resultantes do catabolismo. Com 95% do seu conteúdo em água e 5% de substâncias sólidas dissolvidas, ou seja, para cada litro de urina formada, 950 gramas são do precioso líquido, enquanto que 50 g são representadas pelos componentes sólidos (MARTINS, 2012). A urina é constituída por ureia e outras substâncias químicas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água e podem ocorrem grandes variações na concentração dessas substâncias devido a fatores como alimentação, atividade física, metabolismo orgânico, função endócrina e até mesmo a postura corporal (STRASINGER, 2000) A urinálise se mantém como parte integrante do