UNIDADE 3 PRATIQUE 2 profuncionario 2015 1
Funcionários de escolas. Quem somos nós? 1. Em seu Município, além das escolas públicas, existem escolas privadas? Tente classificá-las nas quatro categorias acima. Quantos alunos estão matriculados nas escolas públicas? Quantos nas escolas privada?
R: No momento não temos nenhuma escola privada em nosso município. No município de jangada temos matriculado tanto na zona rural quanto na zona urbana o total de 2.157 alunos.
2. Em seu Município, você conhece pessoas que se submeteram ao exame de admissão? Entreviste-as, para sentir um pouco as dificuldades que elas enfrentaram e perceber como a educação brasileira mudou em quarenta anos.
R: Sim!Entrevistada Isolina da Silva Almeida, idade 82 anos. Dona Isolina fez a prova de admissão aos 16 anos e idade no ano de 1946 em Cuiabá no colégio Liceu Cuiabano. Essa prova era pra provar o conhecimento do aluno para passar para o ginásio. Para ela a prova foi fácil, pois não tinha dificuldades nas disciplinas. Ela acha o estudo de hoje muito moderno e fraco, o estudo de antigamente era forte e muito diferente.
3. Em seu Município, já existiu Escola Normal ou curso de habilitação para o magistério?Ainda existe alternativa de formação de professores em nível médio? Entreviste uma professora formada em nível médio, que depois tenha feito curso superior, e pergunte a importância de cada fase de formação para sua atuação como docente.
R: Sim!Aqui no estado de mato grosso não temos mais. Ainda existe em alguns estados essa alternativa de formação. Entrevistemos a professora Maria das dores dos santos, que tem 31 anos de magistério. O magistério era como um curso profissionalizante que valia na época como o 2° grau. Esse curso apareceu quando o Brasil foi industrializado. Estudou o magistério na escola estadual Epaminondas em Cuiabá- MT. O magistério habilitava dar aula de 1° a 4° serie. Ela acha esse curso bom e proveitoso, pois todo professor deveria ter