Modelo De Trabalho Contabil
HARMONIZAÇÃO CONTABIL
Por: wilsonhsilveira • 9/8/2012 • 1.223 Palavras (5 Páginas) • 299 Visualizações
Página 1 de 5
Contabilidade Internacional
Harmonização Contábil e os Blocos Econômicos
HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL E OS BLOCOS ECONÔMICOS
1.1 HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL
A formação de blocos econômicos é uma das resultantes do processo de globalização da economia e dos mercados mundiais. Com isso, a harmonização contábil tornou-se uma necessidade para melhorar o fluxo da informação entre os diversos usuários, reduzindo assim tempo e custo com as negociações.
1.2 FORMAÇÃO DE BLOCOS ECONÔMICOS
Com a formação de blocos econômicos e o aquecimento da economia em termos globais permitiram o crescimento e desenvolvimento de multinacionais em vários países e o aumento de volume de investimentos estrangeiros nos mercados de capitais internos, o que demandou uma informação que fosse compreensiva em todos por todos, independente do país.
1.3 GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Assim, a economia globalizada apresenta-se como um intenso mosaico mundial do qual fazem parte blocos de economias que ostentam diferentes graus de fluidez interna nos movimentos de bens e pessoas, mercadorias e fatores produtivos. A globalização seria, portanto, um processo de integração mundial que se intensifica nas últimas décadas com base na liberalização econômica, quando os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias que protegem sua produção da concorrência estrangeira e se abrem ao fluxo internacional de bens, serviços e capitais.
1.4 BLOCOS ECONÔMICOS
São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado. Os desenhos desses novos mercados, antes de representar uma nova realidade comercial em escala mundial, tendem a transformar-se em um projeto político, resultante de uma decisão de Estados, que pode