Light Steel Frame
EDUARDO ZANCANARO
LUCAS F. CARVALHO DA SILVA
STEEL FRAME
Xanxerê
2014
EDUARDO ZANCANARO
LUCAS F. CARVALHO DA SILVA
STEEL FRAME
Trabalho da Disciplina de Estruturas Metálicas. Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Xanxerê.
Professora: Flavia Cordovil.
Xanxerê
2014
Origem
O Sistema Construtivo Light Steel Framing teve início nos Estados Unidos, entre 1810 e 1860, a partir das construções em madeira -Wood Frame. Com o crescimento significativo da população foi necessário desenvolver um método de maior praticidade e produtividade originados na Revolução Industrial, e o material disponível era a madeira.
Com o desenvolvimento da indústria do aço, do aço galvanizado e do conceito “produção em massa”, aos poucos a madeira passou a ser substituída pelos perfis de aço galvanizado; desta forma o Steel Frame é amplamente adotado na Europa, Japão, China, Nova Zelândia, Chile e Argentina, e a cada ano cresce ainda mais sua participação no mercado devido principalmente aos custos competitivos e às diversas vantagens sobre o método convencional.
O Estilo
O sistema construtivo Steel Frame tem como conceito básico o emprego de componentes industrializados na construção civil, aliado a uma metodologia executiva desses componentes que promovem um maior controle do processo do produto final. Desta forma, o sistema proporciona mais segurança e menor risco de desvios nos procedimentos tanto para calculo de materiais, quanto na definição dos serviços envolvidos durante as etapas da construção. Neste tipo de sistema todas as peças metálicas da estrutura obedecem a um projeto de modulação com base nas normas AISC, NBR 6649 e os perfis já são fornecidos nas dimensões pré-definidas pelo projeto. A modulação facilita a montagem e reduz o emprego de mão-de-obra.
Light Steel Frame
Light Steel frame (LSF) é um tipo de construção a seco, destaca-se por utilizar