Joao
Relatório Estágio Supervisionado
Universidade UNIBAN – Anhanguera
2012
TRIAGEM
Supervisor técnico responsável: Fabio Motta/Dafne Bento
DATA DA REALIZAÇÃO: 27//02/12 à 09/03/12 das 08h ás 13h – Carga Horária: 40 horas
1.OBJETIVO:
Descrever o Fluxograma do setor e procedimentos realizados durante o período de estagio no setor, totalizando 40 horas.
2. INTRODUCAO
Setor responsável pelo recebimento, triagem e distribuição de amostras biológicas e descarte de material em câmara fria.
3. LOCALIZAÇÃO
S²: recebimento do material biológico;
5º andar: triagem e distribuição de matérias – sangue; 6º andar: triagem e distribuição de materiais – urina.
4. CONTEÚDO E PROCEDIMENTOS
4.1. RECEBIMENTO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS
O material é recebido no S² em caixas térmicas e marcado o horário de chegada e verificada a temperatura da mesma. Após o material é separado por tido de material, recebido por números de lotes no sistema através das etiquetas que contém código de barras e encaminhado para identificação.
O material biológico recebido do CDB e de hospitais já vem cadastrado, basta receber. Já o material biológico encaminhados por UBS é necessário encaminhar os envelopes com as fichas para o setor responsável pela digitação e realizar o cadastro.
Após a identificação, os tubos sem anticoagulantes (tubo seco) serão centrifugados a 3.500 RPM por 10 minutos. Os outros materiais são armazenados ainda no S². Após a centrifugação dos tubos sem anticoagulante, serão transportados juntamente com as demais amostras em carrinhos apropriados para a triagem no 5º que receberá as amostras de sangue e no 6º andar que receberá amostras de urina (amostra isolada e 24 horas). As amostras de fezes, materiais biológicos de microbiologia e citologia são triadas no próprio setor respectivo.
4.2. TRIAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS BIOLOGICOS
Após chegar ao setor, o material deverá ser triado e e distribuído para os setores técnicos –