relatorio sangue
Curso: Biomedicina
1. Determinação do tempo de coagulação: Fundamento
Tempo de coagulação é o tempo em que o sangue extraído do organismo consome em coagular-se completamente. Este tempo varia de acordo com o método empregado e as condições em que se faz a determinação. É indispensável, portanto adotar-se rotineiramente um só método nas mesmas condições.
1.1 - Materiais e Métodos:
Seringa descartável com agulha
Álcool 70%
Tubo de hemólise – 8 mm de diâmetro
Cronometro
1.2 – Procedimento:
1. Puncionar a veia e retirar 1 a 2 ml de sangue e colocar no tubo de hemólise
2. Deixar o tubo em posição vertical e inclina-lo de minuto em minuto, até o momento em que possa invertê-lo sem que se deforme o coágulo.
3. O espaço de tempo entre a coleta do sangue e a formação do coágulo constitui o tempo de coagulação
2. Resultados e Discussões:
O método utilizado é chamado de Método de Lee-White, o procedimento iniciou-se com a coleta do sangue através de punção em um aluno voluntário. A punção foi realizada utilizando todos os equipamentos de proteção necessários para a mesma ser realizada de forma segura. Foram usados equipamentos de proteção individual como luva, jaleco e roupas apropriadas. A agulha utilizada encontrava-se devidamente embalada.
O sangue coletado foi colocado de forma muito sutil no tubo de hemólise (a seringa foi colocada muito próxima a parede do tubo para o sangue escorrer em direção o fundo do mesmo). Esse procedimento é importante para preservar as plaquetas visto que suas paredes são sensíveis.
Coletou-se 1(um) ml de sangue, pois este volume foi considerado suficiente para a realização do procedimento com eficácia.
Ao iniciar a punção o cronometro foi acionado porque a partir do momento que o sangue entra no tubo ele já inicia o processo de coagulação.
Após a retirado da quantidade total (1ml) o tubo foi colocado no termociclador a uma temperatura de 37ºC. Esse procedimento é