relatorio química
INDENTIFICAÇÃO DE SUBSTANCIAS
1. INTRODUÇÃO
As substancias são identificados pelas suas propriedades, bem como pelas suas posições. Estas propriedades podem ser classificadas como físicas ou químicas. Nesta pratica foram observadas as seguintes propriedades:
DENSIDADE
É a massa de um objeto divida pelo seu volume
onde d, m e V
representam massa e o volume, respectivamente. Observe que a densidade é uma propriedade intensiva que não depende da quantidade de massa presente. Para dado material, V aumenta com o aumento de m, assim razão da massa pelo seu volume é sempre mesma.
A unidade derivada do SI para a densidade é o quilograma por metro cubico (
3
kg/m ). Essa unidade relativamente grande para a maior parte das aplicações químicas por isso é comum usar gramas por centímetro cubico (g/cm3) e o seu equivalente, gramas por mililitro (g/mL) para as densidades de sólidos e os líquidos. Volumes de sólidos que tem forma geométrica regular podem ser calculados diretamente ou pode se utilizar a técnica do volume de liquido deslocado. Para que possa utilizar essa técnica,o liquido não deve reagir ou dissolver o solido e deve ter uma densidade menor que a do próprio solido . A densidade varia com a mudança de temperatura, geralmente decrescendo com temperatura maior.
TESTE DA CHAMA
Cada elemento químico tem uma distribuição características do elétron em níveis de energia. Ao serem expostos a altas temperaturas, os elétrons podem ser excitados a níveis mais elevados emitindo a excesso de energia adquirido ao retornar a posição inicial. Se esta energia estiver na faixa do visível, a chama adquirira a cor característica da amostra. O teste de chama é um procedimento usado para testar qualitativamente a presença de certos metais em compostos químicos.
Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do