Relatorio quimica
Determinação da acidez total em vinagre
(Titulação de ácido fraco com base forte)
Introdução
A titulação ácido-base é um procedimento muito comum em laboratório, onde a através a adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido, é possível determinar a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa.
A solução de ácido tem seu volume conhecido, pois é comumente transferido com o auxílio de uma pipeta, esta também é chamado de titulado. A solução de base é adicionada a solução de ácido, sendo este chamado de titulante, e a adição desta solução é interrompida no ponto em que o número de mols de íons de H+ do ácido é igual ao número de mols de íons de OH- da base, que foram misturados, a isto chamamos de ponto de equivalência, sendo ele observado a partir da mudança de cor de um indicador.
Um grande número de substâncias, chamadas indicadores ácido-base, mudam de cor de acordo com a concentração de íons hidrogênio na solução. A mudança da cor observada em meio ácido para a cor observada em meio básico não ocorre abruptamente, sendo esta a característica principal destes indicadores, mas dentro de um pequeno intervalo de pH, denominado intervalo de mudança de cor do indicador.
O pH da solução varia a medida que é adicionado titulante ao titulado, a partir desta variação é possível construir o gráfico, o qual denominamos curva de titulação. Para que se obtenha bons dados para apresentar a curva de titulação é necessário que seja escolhido o indicador certo.
O pH durante a titulação pode ser medido através da diferenciação em quatro pontos:
1. O pH antes do inicio da titulação: o pH é ácido pois ainda não foi adicionado base para a neutralização do ácido.
2. O pH antes do ponto de equivalência: o pH ainda se apresenta acido