Relatorio quimica
A destilação simples é realizada com o objectivo de separar uma solução homogénea com um ou vários componentes líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes.
Assim que a mistura entra em ebulição, o vapor formado pertence ao único componente volátil ou então é, essencialmente, do componente mais volátil, ou de menor temperatura de ebulição. Este vapor entra no condensador onde arrefece e condensa, sendo recolhido num balão de vidro, num erlenmeyer ou noutro recipiente.
O condensador deve estar inclinado de modo a evitar que o vapor condensado entre de novo balão de destilação.
Métodos/Parte Exprimental:
Materiais:
-Balão de Erlenmeyer
-Termómetro
-Rolha
-Condensador
-Balão de destilação
-Bico de bunsen
-Vinho
Adicionou-se dentro do balão de condensação 15 ml de vinho e montou-se o sistema de destilação simples como se pode observar na seguinte figura:
Verificou-se se todas as junções se encontravam bem ajustadas e adaptou-se um termómetro na parte superior da junta de vidro. Abriu-se o registro de água para que um fluxo de água passasse lentamente pelo condensador.
Em seguida começou-se o aquecimento do balão, até que o líquido mais volátil começou a evaporar. Ao passar pelas paredes do condensador, o vapor desse líquido condensou-se e caiu no erlenmeyer.
Apresentação de resultados experimentais:
No final desta experiencia observou-se a separação do álcool do vinho que se condensou caiu no erlenmeyer sob a forma de líquido.
Cálculos e discussão de resultados:
Nesta experiencia não foi necessário efectuar cálculos. Em vez de bico de bunsen usou-se uma manta de aquecimento visto que não havia gás no laboratório e pôs-se gesso em volta do termómetro para evitar que o álcool evaporasse pela rolha .
Conclusões:
Nesta destilação simples pudemos observar que o álcool se separou da água devido a ser o líquido mais volátil (ou seja que se evapora mais facilmente) e ficou no balão de