Relatorio - Quimica
PRATICA Nº 1
1) Soluto: É a substância que é dissolvida numa solução. O mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida.
Solvente: É uma substância que é capaz de dissolver outras substâncias, ou seja, numa solução o soluto é dissolvido pelo solvente.
2) Solução insaturada: É quando todo soluto adicionado é dissolvido, porém, não é atingido o coeficiente de solubilidade do solvente, por isso, é possível adicionar mais soluto e este ainda será dissolvido até que o coeficiente seja atingido.
Solução saturada: quando o solvente já dissolveu toda quantidade possível de soluto, atingindo assim o ponto de saturação, neste momento, qualquer soluto que for adicionado ficará no fundo do recipiente.
Solução supersaturada: Isto só acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que o coeficiente de solubilidade do solvente se torna maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.
3) A solução de 10ml de água com 3g de NaCl apresentou-se de forma insaturada, já a solução de 10ml de água com 6g de NaCl apresentou-se supersaturada ou saturada com corpo de fundo.
A solução de 10ml de glicerina com 3g de NaCl resultou em uma mistura heterogênea.
O limite foi encontrado quando adicionamos 4g de NaCl em 10ml de água, neste momento pudemos perceber que a solução estava supersaturada, pois havia presença de grande quantidade de corpo de fundo no recipiente.
O NaCl não se dissolveu na glicerina, por isso podemos dizer que 1g foi o limite para supersaturação.
4) A diferença é o grau de solubilidade da glicerina e da água, a água é também conhecida como solvente universal, logo a maioria dos solutos se dissolvem em água, já a glicerina dissolve