relatorio quimica organica
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – DEQUI
CURSO DE FARMÁCIA
QUIMICA ORGANICA I EXPERIMENTAL
DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
2013
1. INTRODUÇÃO
Ponto de fusão é a temperatura na qual uma determinada substância passa do seu estado sólido para o liquido (durante aquecimento) ou liquido para o sólido, solidificação (durante resfriamento) a uma determinada pressão. (Peruzzo, 2003)
O ponto de fusão depende das forças existentes entre as moléculas (ou entre íons, no caso de cristais iônicos) da substância sólida. Se estiverem fortemente ligadas umas às outras, a temperatura necessária para separá-las deve ser elevada, para dispô-las em sua nova forma, o líquido. Neste estado as partículas não podem se afastar muito umas das outras e nem se avizinhar demais. Por isso, suas características físicas são intermediárias entre sólidos e gases. (Feltre,1993) O ponto de fusão, a certa pressão, é sempre um valor constante e característico de uma substância pura, por isso sua determinação se baseia em um método cuja finalidade é calcular e determinar de forma exata o grau de pureza de um sólido e identificar amostras desconhecidas; uma vez que existem tabelas de pontos de fusão para uma série de substâncias pura. (zubrick, 2005)
2. OBJETIVOS
O objetivo deste experimento é determinar o ponto de fusão de compostos orgânicos
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. Materiais e Reagentes:
Aparelho de ponto de fusão
Termômetro;
Tubos capilares;
Almofariz e Pistilo;
Bico de bunsen ;
Ácido benzóico;
Acetanilida;
Naftaleno;
Sacarose.
3.2. Procedimento Experimental:
Utilizou-se para determinação do ponto de fusão dois aparelhos diferentes para ponto de fusão. Foram disponibilizadas quatro amostras de compostos orgânicos, em seguida cada um por vez foi adicionado nos tubos capilares e nas lamínulas para monitoraramento e registro da