Relatorio Quimica Organica Recristaliza O
1 INTRODUÇÂO
Na síntese de compostos orgânicos, geralmente, o produto total desta síntese pode apresentar impurezas que se formam juntamente com o produto principal. Uma das técnicas utilizadas para a purificação do produto final é a cristalização e recristalização de compostos que sólidos a temperatura ambiente. Através do procedimento a ser descrito podemos separar a substância principal em sua forma pura das impurezas que também se formam.
Não confundir o processo de cristalização com o processo de precipitação de um sólido. Na cristalização obtém-se de forma lenta e seletiva a formação de cristais na forma pura, e na precipitação o resultado é um sólido sem forma.
Devido a diferença de solubilidade e ponto de fusão que pode se utilizar a recristalização como processo de purificação, pois um solvente deve apresentar ponto de ebulição mais baixo que o ponto de fusão do composto a ser purificado.
Um solvente para, para ser ideal, deve dissolver um soluto assim que aquecido, não solubilizar ou solubilizar pouca quantidade do soluto a temperatura ambiente, não reagir com o soluto, não ser inflamável e o mais baixo custo possível.
As impurezas , nesse processo, geralmente são adsorvidas pelo carvão ativado que é adicionado quando a solução entra em ebulição.
Para a utilização recristalização deve-se fazer o teste de solvente ideal. O solvente não deve solubilizar ao soluto a temperatura ambiente e deve solubilizá-lo quando aquecido.
2 MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 MATERIAIS
2.1.1 VIDRARIAS
Bastão de vidro;
Funil de vidro;
Funil de Buchner;
Vidro de relógio;
Tubo de ensaio;
Béquer;
Placa de Petri
2.1.2 REAGENTES
Água destilada;
Ácido benzóico;
Ácido acético;
Acetato de etila
2.1.3 DIVERSOS
Balança analítica;
Suporte universal;
Bico de Bunsen;
Pinça de madeira;
Pinça de metal;
Tripé com amianto;
Papel de filtro para filtração simples;
Suporte universal;
Prateleira para tubo de ensaio;
Espátula de metal;
Kitazato.
2.2 MÉTODOS
2.2.1 TÉCNICA
Inicialmente