Relatorio quimica calibrando vidrarias
CALIBRAÇÃO DE MATERIAL DE LABORATÓRIO
Aluno:
Data do evento: 24/08/2012
Data da entrega do relatório: 31/08/2012
Professor: Marcio
Disciplina: Química Geral Prática
1. Introdução Nos ensaios químicos, a escolha da vidrarias volumétricas é um fator determinante para a exatidão da medição de volumes, podendo gerar erros significativos caso estejam descalibradas. Estas devem ser calibradas de acordo com a freqüência do uso de cada vidraria e também verificar a presença de partículas de gordura, pontas lascadas ou quebradas, entre outros. Assim, é necessário que seja fornecida alguma informação sobre a validade de um determinado resultado, ou seja, um procedimento que determine sua incerteza de medição. A calibração, também chamada de aferição, é o conjunto de operações que estabelece a relação entre os valores indicados por um instrumento de medida e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a calibração é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido previamente conhecido, em uma determinada temperatura, da relação: Densidade = massa / volume.
2. Objetivo Averiguar se a pipeta volumétrica cap 20,000 ± 0.040ml esta devidamente calibrada, calculando seu volume com agua destilada a partir de sua massa e densidade.
3. Materiais e Reagentes
- Balança Semi-Analitica
- Bequer Cap 100ml ± 5%
- Erlenmeyer Cap 125ml ± 5%
- Pipeta Volumétrica Cap 20,000 ± 0,040ml
- Água Destilada
4. Parte Experimental O primeiro passo do experimento consistia em verificar se o tempo de vazão da pipeta volumétrica estava regular. Para isso, cronometramos o tempo que a