Relatório incompleto
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCILPINA: QUÍMICA GERAL
PROFESSORA: ANDRÉA FERRAZ
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO
“CALIBRAÇÃO E USO DE APARELHOS VOLUMÉTRICOS E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS”
Aluno: Timóteo Cadidé de Souza
Turma: A (2hrs – 4hrs)
Data: 09/01/13
Juazeiro – Bahia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA Foi realizado o experimento I, a qual foi feita a calibração de aparelhos volumétricos, e foi adquirido o aprendizado do uso dos mesmo, além do tratamento de dados experimentais, contando com cálculos e medições precisas.
Foi estudado juntamente, o procedimento de limpeza e aferição das vidrarias. 2. OBJETIVOS Obter noções básicas de laboratório: segurança descarte de produtos químicos e utilização do caderno de anotações.
Aprender a manusear as vidrarias, a fazer leituras de meniscos em buretas, pipetas e balões volumétricos, utilização de equipamentos de medição precisa e limpeza dos aparelhos.
Cálculos das massas, e calibração dos aparelhos volumétricos. 3. PARTE EXPERIMENTAL I) BURETA
A bureta foi preenchida com água destilada, e o seu menisco foi interpretado da maneira correta. A água é transferida para um erlenmeyer seco já pesado e tarado, cerca de 10 ml, onde sua temperatura é medida, e novamente é pesado com o liquido.
O mesmo processo é feito com 20 ml, e 30 ml. II) PIPETA VOLUMÉTRICA
O erlenmeyer foi pesado seco e tarado.
Enquanto isso, a pipeta de 25ml é preenchida com água destilada, até onde o menisco ficará acima da marca de calibração, de maneira que o espaço morto não fique com ar.
A ponta externa da pipeta é limpa com papel, e assim é feita a transferência para o erlenmeyer, onde ele é pesado novamente.
O mesmo processo é feito por mais 3 vezes, com uma pipeta de 50 ml.
III) BALÃO VOLUMÉTRICO
O balão de 50 ml é limpo