Relatório de química - prática 1
CURSO DE ENGENHARIA
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL
PROFESSORA: ANDREIA FERRAZ
RELATORIO DE EXPERIMENTO
“CALIBRAÇÃO E USO DE APARELHOS VOLUMÉTRICOS E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS”
FELIPE PEREIRA EVANGELISTA
ENGENHARIA ELÉTRICA 2012.2
09/01/2013
Petrolina/PE
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
As vidrarias usadas em laboratório são há muito conhecidas, usadas muitas descobertas, tanto químicas como biológicas. Um exemplo foi quando o Louis Pasteur provou, através de experimentos que não existia abiogênese,
Os experimentos de Pasteur foram realizados com quatro frascos de vidro, cujos gargalos foram esticados e curvados no fogo após todos terem sido enchidos com caldos nutritivos. Logo em seguida, Pasteur ferveu o caldo de cada um dos quatro frascos, até que saísse vapor dos gargalos longos e curvos e deixou-os esfriar.
Depois de um tempo, Pasteur observou que, embora todos os frascos estivessem em contato direto com o ar, nenhum deles apresentou micro-organismos. Pasteur então quebrou os gargalos de alguns frascos e observou que, em poucos dias, seus caldos já estavam repletos de micro-organismos.[1]
2. OBJETIVOS
Obter noções básicas de laboratório com segurança descarte de produtos químicos e caderno de notas. Assim como limpeza e manuseio de vidrarias volumétricas, leitura de menisco de Bureta, pipetas e balões volumétricos. Também, tratamento de dados experimentais.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. BURETA
Primeiro foi feita a calibração da bureta, enchendo-a de água e retirando as bolhas de água existentes. Feito isso, a bureta foi preenchida com água de modo que o menisco ficou ligeiramente acima de 0. Enquanto isso o erlenmeyer foi pesado seco, e então a água da bureta foi transferida para erlenmeyer, logo depois foi pesado novamente. Em seguida a temperatura da água foi aferida e o experimento foi repetido mais 2 vezes.
3.2.PIPETA VOLUMÉTRICA Com uma pipeta de 25 mL pipetou-se a água destilada,