relatorio quimica 1
Medidas Aproximadas e Precisas de volume
“Conhecer instrumentos de medidas volumétricas e observar sua precisão”,
Primeiro conhecemos todos os instrumentos de medida, seus nomes e funcionalidades. Depois usamos para medir o volume de água em determinadas situações especificas e foi possível observar a margem de erro de cada um.
Para fazer esse trabalho é preciso ter conhecimento de medidas de volumes, noções básicas de matemática e conhecimento dos equipamentos laboratoriais e saber o que é menisco (o ponto de niclomeisto da água ou substância num dado instrumento de medida). Além disso, foi necessário conhecimento de termologia.
Com os resultados obtidos podemos observar que há diferença nas medições de um equipamento para o outro.
Materiais utilizados
1-Crlenmeyer
2- Proveta
3- Béquer
4- Pipeta Volumétrica
5- Balão Volumétrico
6- Pêra de Sucção
7- Suportes Universal
8- Pisseta
9- Termômetro
10- Bureta
11 – Balança de Precisão
Reagentes utilizados
- Água destilada (H2O)
Procedimentos Experimentais
Foi utilizada água destilada contida na pisseta como fonte para as medições.Primeiro foi medido 50 ml de H20 um béquer,depois essa água foi transferida para o erlenmayer e oferido o volume.A seguir essa mesma água foi transferida para a proveta.
Logo após,foi medido 25 ml de H2O numa bureta(até atingir o menisco)e anotado os volumes medidos na proveta.Além disso,foi utilizado um balão limpo,seco e com tampa sobre o prato de uma balança analítica e sem tocá-lo com as mãos,anotamos a massa.Respectivamente este balão foi completado com água destilada até o menisco coincidiu com sua morea de aferição depois desse procedimento lavou-se o balão até a balança,medindo-se a massa.Foi medida a temperatura da água e calculado o volume do balão através da divisão da massa de água pela densidade absoluta da água(tabelada).
Foi utilizada uma pipeta (limpa e completada) com o uso de pêra de borracha com água destilada até acima da marca de