Relatorio Queda Livre
Universidade Federal de Itajubá
Física Experimental
Metodologia Científica
Ano 2011
Este trabalho consiste em avaliar o tempo que uma pessoa leva para reagir a determinado estimulo como por exemplo pegar uma regua solta aleatoriamente do repouso. Esses dados ajudam em sitacoes como em laboratorios de transito que com esses dados, eles poderao desenvolver sensores para auxiliar a pessoa quando conduz o carro, ou até mesmo axuliar psicologos na avaliação de pessoas com algum tipo de deficiencia. Esse experimento foi feito com com uma regua de 30 cm graduada em milimetros com um chapa de metal na ponta final da mesma. Essa ponta fica fixa em uma pequena barra de metal enrrolada por uma bobina.
Entendendo a queda livre:
Na Física, queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade, analisando a equação onde S é a posição final, So a posição inicial, Vo a velocidade inicial, t o tempo e a o valor da aceleração que no caso da queda livre é a aceleração da gravidade, adotando que o movimento se deu inicio na origem e do repousou temos que S = agora isodando o tempo temo que com isso observamos que com o valor da aceleração e com a posição conseguimos então determinar o tempo de queda. Aplicando os conseitos de queda livre no tempo de reaçao:
Como visto anteriormente com uma determinada posição e com o valor da gravidade determinamos o tempo de queda, com isso ao saber onde a regua foi pega podemos calcular o tempo que a pessoa levou para reagir ao estimulo da regua caindo.
Com esses dados coletados pode-se determinar por exemplo a distancia segura entre dois automoveis a 90Km/h.
Procedimento experimental:
No procedimento experimental foram utilizados um Eletroímã: Dispositivo envolto por um condutor elétrico e núcleo de ferro, que permite a produção de um campo eletromagnético, sendo esse uma ferramenta que consegue produzir uma força atrativa em metais, tornando a régua