Relatorio Pêndulo simples
CÂMPUS RIO VERDE
BRUNO HENRIQUE DE OLIVEIRA
CLEVER ROSA DA SILVA JÚNIOR
DANILO ALVES GUIMARÃES VASCONCELOS
PÊNDULO SIMPLES
Rio Verde
2014
RESUMO
O pêndulo é solto de determinada altura, e então mede-se o período referente a esta oscilação. Sendo repetido esta analise para várias alturas. Os dados que são obtidos são utilizados para verificar o valor da aceleração gravitacional no local.
O presente trabalho tem como objetivo expor e estudar de que forma o comprimento do pêndulo e o peso afetam o seu período de oscilação. Além de apresentar dados e constatações observadas a partir da execução do experimento de pêndulo simples.
INTRODUÇÃO
“Um pêndulo simples consiste em um fio de comprimento L preso a um peso de massa m. Quando o peso é largado de um ânguo inicial ɸ com a vertical, ele balança para lá e para cá, com um período T.”(TIPLER, 2012, p. 477). (ver fig. 1).
(Fig. 1. Representa as componentes de um pêndulo simples.)
Para Young (2008), um pêndulo simples é um modelo idealizado constituído por um corpo puntiforme suspenso por um fio inextensível de massa despresível. Uma criança utilizando um balanço pode ser ser considerada um pêndulo simples, assim como uma bola de demolição presa ao cabo de um guindaste.
Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso P e a força de tração T, apresentando um movimento periódico. (ver fig. 2).
(Fig. 2. Ilustra as forças atuantes no pêndulo simples.) Utilizou-se das equações abaixo para determinar a gravidade (g), e a frequência (F), respectivamente. Pois, experimentalmente, obtivemos os valores de comprimento do fio (l) e do período (T).
(Equação 1. Utilizada para determinar a gravidade local) (Equação 2. Utilizada para determinar a frequência em cada pêndulo)
MATERIAIS E MÉTODOS
Para realizar tal experimento é necessário uma régua ou trena, peso de