Eficiência Energética de Lampadas Econômicas
A energia elétrica tem se tornado um fator essencial e indispensável para o mundo moderno. Praticamente todos os setores da sociedade dependem da energia elétrica para alimentar e dar vida aos mais variados tipos de máquinas e dispositivos, que facilitam, trás conforto e qualidade de vida à população.
É evidente que à medida que novos equipamentos elétricos são introduzidos, trazendo novos benefícios e se tornando indispensáveis ao cotidiano da população, a qualidade da energia passa a ser um fator preocupante, já que pode influenciar na competitividade dos setores industriais e de serviço.
Este trabalho apresenta os resultados da investigação do impacto na qualidade de energia elétrica causado pela introdução das lâmpadas fluorescentes compactas, conhecidas também como lâmpadas econômicas, em substituição às lâmpadas incandescentes.
1. INTRODUÇÃO
A Qualidade de energia está relacionada a um conjunto de alterações que podem ocorrer no sistema elétrico, que venha se manifestado na tensão, corrente ou nas variações de freqüência.
Tais alterações podem ocorrer em várias partes do sistema de energia, seja nas instalações dos consumidores ou sistemas de geração, transmissão e distribuição da concessionária.
O problema da qualidade de energia vem se agravando em todo o mundo e, um dos fatores, é a instalação cada vez maior das cargas não lineares. Isto tem ocorrido de certa forma pelo grande interesse pela racionalização e conservação da energia elétrica, através da introduzido cargas mais eficientes energeticamente, porém em muitos casos, aumentam os níveis de distorções harmônicas.
Um exemplo disto, é o uso cada vez mais freqüente de alguns tipos de lâmpadas econômicas, como é o caso das lâmpadas fluorescentes compactas, que tem sido impulsionada pelo interesse do consumidor em reduzir a conta de energia. Além disto, o uso destas lâmpadas também tem sido incentivado pelos governos preocupados com o aumento do consumo de energia nas cidades, o