Relatorio Propriedades dos compostos
Fundação de Ensino Municipal de Piracicaba
Disciplina: Laboratório de Química fundamental
Título: Determinação de n° de mol de água em um sal hidrato
Professor : Jean Carlos Corte Terêncio
Nome RA
Anderson Leme da Costa 390130885
Carlos Alberto Durrer da Silva 390130926
Everton Degaspari 390130871
Fabrício Henrique Pereira 390130925
Paulo Marcelo Dias Junior 390130869
1- Introdução:
A imensa diversidade de substâncias que são encontradas na natureza só é possível devido a capacidade de combinação de átomos dos elementos. As combinações podem ocorrer de diversas formas:
Pode ocorrer pela perda de elétrons;
Pode ocorrer pelo ganho de elétrons;
Pode ocorrer pelo compartilhamento de elétrons.
Pelo tipo de ligação entre os átomos geram diferentes propriedades e características entre os compostos, como por exemplo: a capacidade de conduzir ou não conduzir corrente elétrica em soluções aquosas.(RUSSELL, 1994).
Um átomo com camada de valência incompleta chega perto de outro átomo também incompleto e propõe uma "sociedade eletrônica". Se um deles for muito mais forte que o outro, ele roubará o elétron necessário e não deixará que seu "sócio" o compartilhe. Se essa diferença de força não for tão grande, embora um tente roubar o outro, não conseguirão e serão obrigados a compartilhar o elétron.
A tendência ou força que um átomo tem para capturar elétrons é chamada de eletronegatividade. Assim, entenderemos como um átomo que possui grande eletronegatividade é forte, e como os de baixa eletronegatividade é fraco. O flúor é o mais forte e o frâncio é o mais fraco.
Quando um átomo forte (com grande eletronegatividade) se liga a um átomo fraco (com baixa eletronegatividade), há transferência definitiva de elétron do mais fraco para o mais forte. Se tirarmos um elétron de um átomo, ele deixa de ser neutro, pelo desequilíbrio entre seu número de prótons e de elétrons. Quando um átomo perde elétron, ele fica com mais