Relatorio Pratica
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS
3º TRABALHO PRÁTICO:
DETERMINAÇÃO DO FATOR DE AMORTECIMENTO: TÉCNICA DA MEIA POTÊNCIA UTILIZANDO FUNÇÃO DE RESPOSTA EM FREQUÊNCIA (FRF)
ALUNOS: Diego Rodrigues de Oliveira (2011018670)
José Firmino Diniz Neto (2009018987)
TURMA: N1
PROF.: Maria Lucia M. Duarte
Belo Horizonte
Abril de 2015
1. INTRODUÇÃO
O estudo dos fenômenos que envolvem sistemas sujeitos a vibrações mecânicas é um assunto de suma importância no campo da Engenharia Mecânica. Compreender e prever os fenômenos, saber como intervir no sistema para amplificar ou atenuá-los, etc., é o objetivo de estudo dos profissionais desta área. Para tanto, é fundamental se conhecer os parâmetros do sistema, o que torna possível seu modelamento matemático, fundamental para sua análise.
Dentre os parâmetros a serem investigados está o fator de amortecimento (ξ), fundamental para a determinação teórica de outros parâmetros como o tipo de sistema, tipo de pólos, frequência natural amortecida, período amortecido, etc. Uma das técnicas utilizadas para a medição experimental deste parâmetro é a Técnica da Meia Potência através da função de resposta em frequência (FRF), que será o assunto deste trabalho.
2. OBJETIVOS Estimar experimentalmente os valores do fator de amortecimento para cada um dos picos das duas FRFs fornecidas (coletadas em pontos diferentes);
Comparando modo-a-modo (ou seja, pico-a-pico), os valores das frequências entre as 2 FRFs, os valores foram iguais? Qual o erro relativo? Era de se esperar este resultado?
Comparando modo-a-modo (ou seja, pico-a-pico), os fatores de amortecimento entre as 2 FRFs, os valores foram iguais? Qual o erro relativo? Era de se esperar este resultado?
Agora, em uma mesma FRF, analisando os fatores de amortecimento entre os modos, estes foram iguais? Por que?
Para que serve o gráfico de coerência no caso