Relatorio Pratica 2
Padronização de soluções
OBJETIVO
> Determinar, com maior precisão, a concentração da solução de NaOH preparada na aula anterior;
> Treinar as técnicas de titulação utilizando buretas convencionais
INTRODUÇÃO
Tanto na área científica como tecnológica (na indústria), frequentemente é necessário determinar a composição e a concentração de um determinado sistema.
Na análise Volumétrica, o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância de concentração desconhecida é o titulado. Assim o processo de adição de quantidades discretas de um determinado reagente, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade é chamado de TITULAÇÃO. (1) Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a absorção da luz, como nas titulações espectrofotométricas. (3)
A solução cuja concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. O peso (massa) da substância a ser analisada é calculado a partir do volume da solução padrão usada, da equação química envolvida e das massas moleculares reativas dos compostos que reagem. (2)
A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada.
Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução