Relatório Prática 2
QUI0299A – Química Inorgânica I. Professor: Almir Luis Brancher. Data: 28/03/14
Experimento: Determinação Quantitativa de Potássio em Bebida Isotônica por Fotometria de Chama.
Aluno(a): Giulia V. Barazzetti. Horário: 68/69
Objetivos:
Analise, a partir da fotometria de chama, do cátion K em amostras de bebida isotônica. Determinar a concentração do cátion nas diferentes amostras analisadas e construir a curva padrão de potássio. Aprender o que é e para que serve um fotômetro.
Introdução:
A fotometria de chama é uma das técnicas analíticas mais simples baseada em espectroscopia atômica. É inserida em uma chama a amostra contendo cátions metálicos e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas e iônicas excitadas. Quando os elementos recebem energia, nesse caso, de uma chama, eles reagem ficando excitados, e ao retornarem a seu estado fundamental, liberam parte da energia recebida em forma de radiação, em comprimentos de onda característicos para cada um. O emprego da espectroscopia de emissão por chama é de ampla aplicação em análise elementar. Pode ser usada para análise quantitativa e qualitativa, estatística no tratamento de dados, preparo de amostra e eliminação de interferências, sendo um método de elemento simples. Seus usos mais importantes são a determinação de sódio, potássio, lítio, e cálcio em fluidos biológicos e tecidos.
Procedimento Expetimental:
Materiais utilizados:
- Balões volumétricos de 250 mL e 50 mL;
- Água deionizada;
- Cloreto de Potássio (KCl);
- Balança;
- Pipeta;
- Fotômetro;
Procedimento: Ligou-se o fotômetro, para que este se estabilizasse enquanto as soluções eram preparadas. Preparou-se então a solução