Relatorio Pr Tica 02 DESCARGA EM GASES DE ALTA PRESS O
PRÁTICA 02
DESCARGA EM GASES DE ALTA PRESSÃO
Alunos
1. OBJETIVOS GERAIS
Identificar os eletrodos ânodo e cátodo.
Classificar os gases dentro da família dos condutores.
Concluir a importância da pressão (a que um gás é submetido) e da distancia entre os eletrodos sobre a capacidade de condução elétrica do gás.
Descrever as condições necessárias para que se estabeleça uma descarga através de um gás a alta pressão.
2. MATERIAL NECESSÁRIO
Um gerador de correia 7727.
Uma esfera com cabo.
Uma conexão de fio com pino banana.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Nesta atividade, duas esferas metálicas submetidas a uma diferença de potencial de
240000 volts se encontrarão imersas no ar atmosférico. Estas duas esferas, denominadas eletrodos, afastadas entre si a uma distancia d, serão conectadas ao gerador eletrostático, responsável pela d.d.p. aplicada.
A cabeça esférica do gerador (pólo negativo) funcionara como um eletrodo denominado cátodo, sua base inferior (com orifício de conexão (8), sem ligação ao terra) é o eletrodo positivo, denominado ânodo.
Existem casos em que o ânodo e o cátodo se encontram confinados (geralmente em tubos de vidro), podendo, então, serem submetidos a variação controlada de pressão, nestes casos, se verifica que: - diminuindo a pressão, a condutividade elétrica do gás aumenta; Para uma pressão fixa, diminuindo a distância entre os eletrodos , a capacidade de o gás se tornar condutor aumenta.
Em suma, um gás depende da pressão a que está submetido e da distância entre os eletrodos (nele imersos) para se enquadrar como condutor ou isolante. Geralmente, pressões de uma ou mais atmosferas são consideradas alta pressão, portanto, nesta atividade, operaremos com uma mistura gasosa (ar atmosférico) a alta pressão.
3.1 Ligue o aparelho e aproxime a esfera com cabo de cabeça do gerador. Observe o fenômeno e procure justifica-lo.
R: Quando o bastão teste é colocado próximo à esfera metálica do Gerador, há, nesse