RELATORIO PIVO CENTRAL
CAMPUS SANTA TERESA
AGRONOMIA
AVALIAÇÃO DA UNIFORMIDADE DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO:
PIVO CENTRAL
Aline Alves Rodrigues
Felipe Pereira Dal’Col
Ramon Castelo Canceglieri
Renan Garcia Malikouski
Raylander Bregonci Colombo
Projeto do Curso de Agronomia apresentado ao Instituto Federal do Espírito Santo, como parte das exigências da Disciplina de Manejo de Irrigação sob orientação do Professor Gustavo Haddad Souza Vieira.
SANTA TERESA – Maio de 2015
INTRODUÇÃO
Um sistema de irrigação tem como principal objetivo proporcionar condições para produzir na agropecuária, com o aumento da produtividade e redução dos custos por unidade produzida. Neste aspecto, a qualidade da irrigação deve ser entendida como um componente decisórios do processo de planejamento e operação dos sistemas de irrigação.
A irrigação tipo pivô central entra como um sistema de fácil operação, alta eficiência na aplicação da água, variando entre 70 a 90%, e além de sua versatilidade, o que permitiu ser o equipamento mais comercializado no país e tem contribuído para o incremento da área irrigada no país (SCHONS & KONIG, 2006).
A qualidade da irrigação, leva em consideração a uniformidade de aplicação da água e eficiência da irrigação, como um parâmetro de desempenho do sistema. O termo uniformidade é aplicado aos parâmetros de desempenho, associados à variabilidade da lâmina de água aplicada na superfície do terreno (CASTIBLANCO, 2009). A avaliação, segundo Hanson e Lancasters (19860, deve ter as características de funcionamento do equipamento, como uniformidade e quantidade de água aplicada, entre outras, para permitir a identificação de problemas nos projetos, os quais podem influenciar no custo de energia e no rendimento da cultura.
BERNARDO et al (2006), estudando o efeito da uniformidade de distribuição de água no consumo de água em um sistema de irrigação tipo pivô central, concluíram pela possibilidade de economia de água de 25,9% quando o sistema passa