Relatorio pendulo simples
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo qual executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório.
Esta experiência visa não só conhecer o instrumento utilizado (pêndulo simples) como também possibilita abranger sua área de aplicação. Um pêndulo simples não é apenas um corpo suspenso por uma corda fixa em um ponto, que descreve um certo movimento. Uma de suas principais aplicações é a gravimetria: método analítico quantitativo para determinar a aceleração da gravidade. Realizar tal cálculo é uma tarefa teoricamente simples, mas quando é colocado em prática se torna trabalhoso, porque há a necessidade do uso de vários recursos para expressar o valor desta medida com o menor erro possível. Neste experimento, foi necessário recorrer a algumas técnicas matemáticas e outras experimentais, além dos métodos sempre utilizados para se obter um valor experimentalmente, são eles: média, e propagação de incertezas. Foram utilizadas técnicas de linearização de equação, gráficos e o método dos mínimos quadrados, para obter a aceleração da gravidade experimentalmente. 1.Desenvolvimento teórico
1.1 Introdução teórica
Um pêndulo simples consiste em um fio leve e inextensível de comprimento ( L) ,tendo na extremidade inferior , por exemplo,uma esfera de massa (m) ;a extremidade superior é fixada a um ponto tal que ele possa oscilar livremente , (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas ( θmáx= 10º)